09 setembro 2008

Comparações...

Numa recente pesquisa ao meu arquivo digital encontrei uma foto actual dos depósitos de abastecimento de água, e lembrei-me daquela que aqui publiquei sobre o mesmo tema, corria o ano de 1958... ora vejam, ou se for o caso, revejam....

antes


agora


Publicidade de outrora...

Mais uma raridade... publicidade dos anos 40, salvo erro! Fonte de recolha - Álbum Alentejano.

Outros tempos, outras vontades, outros afazeres! O objectivo? Sempre o mesmo!...




08 setembro 2008

Muralhas - o agora...

Depois de tantas e tantas batalhas, depois de sofrer tantas e tantas invasões, depois de suportar tantas e tantas intempéries, depois de… será que conseguem aguentar a mão devastadora do Homem? Ou Será que conseguem aguentar a mão Não-Conservadora do Homem?... A ver vamos! Parece lírico, mas… não é!


No seguimento do meu propósito, mostrar a minha terra, no bem e no menos bem, venho pelo presente dar a conhecer uma das partes que mais me comove – as Muralhas da Praça de Campo Maior! Ver o abandono, o desleixo, a frieza, o total desprendimento a que estão sujeitas e às quais estão predestinadas! Tanto a nível institucional como a nível particular, é um sentimento sem descrição, e quem gosta destas “coisas” sabe do que falo!... Sigam com atenção e observem… é de referir que mostro apenas uma parte desta situação!




X
X
X
X
X
X
X
X
X

X
X

X

X
X

04 setembro 2008

Tanquinhos da Fonte das Negras...

Mais um lugar com história... mais um lugar com aspecto de..."isolamento", em estado de esquecimento e mais...

Lugar de encontro, de convivência, numa época já distante, (deixem ver até quando!!!), mas nem por isso deveria ser esquecido!

Uma dica: Ponhamos os técnicos a trabalhar... como as ideias não faltam... mãos à obra! Sim porque quem tem tantas ideias, tantos projectos, tanta... veja-se o jardim quase sem árvores, aqui neste caso já não será necessário abater as ditas, porquê? Não tem árvores em seu redor!... Vá lá....












03 setembro 2008

Mártir Santo

Um tema sempre importante - Mártir Santo! Contemplem as imagens de agora e de antigamente e faça a vossa reflexão! Observem como um sítio que podia ser de peregrinação, está transformado em... sei lá o quê!!!

Reparem que nem os azulejos perto da cruz escaparam à barbárie!!!... vejam... vejam...











As Fotos são da responsabilidade da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e a descrição é a seguinte: (não sei se o nome da capela está correcto!)
Capela do Senhor dos Aflitos / Capela do Castelo

IPA
Monumento

Nº IPA
PT041204030022

Designação
Capela do Senhor dos Aflitos / Capela do Castelo

Localização
Portalegre, Campo Maior, São João Baptista

Acesso
Praça Velha, R. dos Quartéis

Protecção
Incluído na Zona de Protecção do Castelo ( v. 1204030002 ).

Enquadramento
Urbano, no sector SO. do Centro Histórico, intramuros à Fortificação abaluartada e ao Castelo ( v. 1204030002 ), isolado. Pequeno adro de alvenaria rebocada diante da fachada principal. A N. a Praça Velha, a O. o Castelo e o Meio Baluarte do Curral dos Coelhos, a SO. o Meio Baluarte de Lisboa, a SE. o Convento de Santo António ( v. 1204010013 ) e a Porta da Vila.

Descrição
Planta longitudinal, composta por nave e capela-mor.Volumes escalonados, massas dispostas na horizontal com cobertura diferenciada em telhados de 3 e 2 águas ( arredondadas na nave ). Fachada principal a NO., de pano único, mais largo e alto que o corpo da nave, delimitado por cunhais apilastrados, rematados de pináculos em forma de urna; embasamento saliente, remate recto arquitravado a que se sobrepõe frontão contracurvado que se eleva a partir da cobertura da nave; pórtico de verga recta com molduras de alvenaria rebocada, com marcação de mísulas nas ombreiras; sobre a verga, cornija saliente suportando frontão de alvenaria em pirâmide truncada, de flancos chanfrados e remate semi-conopial ladeado de pequenos fogaréus, em cujo tímpano se rasga óculo oval reentrante; no tímpano do frontão de remate da fachada pequeno nicho rectangular *1 com molduras de alvenaria de volutas. Fachada lateral NE. de dois panos correspondentes à mave e capela-mor, defenidos por contraforte; ambos cegos com rematers rectos em cornija saliente *2. Fachada lateral SO. idêntica mas rasgada no corpo correspondente à capela-mor por pequena fresta quadrada. Fachada posterior a SE. de pano único, com remate recto em cornija.

Descrição Complementar
Não definido

Utilização Inicial
Cultual: capela

Utilização Actual
Devoluto / Residencial: habitação por grupo populacional nómada

Propriedade
Privada: Igreja Católica

Afectação
Sem afectação

Época Construção
Séc. 18

Arquitecto Construtor Autor
Desconhecido

Cronologia
Séc. 178 - construção da Capela; 1943 - fotos antigas mostram ainda o campanário na fachada lateral direita; encontrava-se já devoluto.

Tipologia
Arquitectura religiosa, barroca, vernacular. Igreja localizada no interior das muralhas do castelo, de nave e capela-mor rectangulares, escalonadas, com fachada cenográfica ao gosto barroco, com frontão de remate contracurvado; sobre o pórtico óculo oval, inscrito em frontão mais sóbrio remetendo para ideários oitocentistas.

Características Particulares
Possui no interior pinturas murais setecentistas.

Dados Técnicos
Estrutura autoportante

Materiais
Alvenaria de tijolo e pedra rebocada e caiada; telha.

Bibliografia
Não definido

Documentação Gráfica
DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica
DGEMN: DSID

Documentação Administrativa
Não definido

Intervenção Realizada
DGEMN: 1968 e 1971 - restauro da Capela do Senhor dos Aflitos; 1972 - 1973 - reparação do altar da Capela do Senhor dos Aflitos; IPPAR: DRE: 1996 - obras de beneficiação e reparação geral na Capela do Senhor dos Aflitos.

Observações
*1 - o nicho possuia pequeno registo de azulejos, azul e branco; *2 - o campanário, entretanto desaparecido, elevava-se sensivelmente a meio do corpo correspondente à capela-mor; possuia sineira em arco de volta perfeita e remate recto.

Autor e Data
Rosário Gordalina 2004

Actualização
Rosário Gordalina 2004

01 setembro 2008

Estradinha do Barro... e não só...

Quem não conhece a estradinha do barro? Só mesmo o pessoal visitante! Ora nesta imagem, tirada do google earth, podem ver que a mesma ainda não tinha sofrido qualquer intervenção, no que respeita a pequeno alargamento e pavimento de alcatrão!... Mas não fico por aqui... observem os baluartes de S. Sebastião e da Boa Vista, respectivamente.

É mais uma daquelas situações... para quem não conhece, o sítio chama-se "Mártir Santo"... que nome!





Fonte das Negras

Mais uma fonte de Campo Maior... e esta é apelidada de Fonte das Negras! Vendo de perto, podemos observar que está de "cara lavada"! Bem haja!... Um dos poucos monumentos que teve a sorte de ser conservado, se assim o posso afirmar!... Mais uma vez, bem haja a quem de direito!...