24 outubro 2008

Castelo, muralhas e casas de Ouguela

Ora viva!... Arredado destas lides por diversos imperativos... venho colocar umas quantas fotos dessa maravilhosa, encantadora, bela e adormecida... cidade (noutros tempos) de Ouguela! Fotos da responsabilidade da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, que mostram muito daquilo que está à vista do mais descuidado transeunte, que por ali passa ou quer ir visitar...

Alerto, a quem de direito, para o cuidado a ter com as "invasões" que se podem fazer em relação às muralhas... e afins, já que as fotos falam por si!... Nada mais acrescento, a não ser um pequeno e inofensivo desabafo, é muito simples... Um sítio tão bonito, tão atraente e com umas vistas maravilhosas podia ser melhor aproveitado, e antes de tudo... e de nada, dignificado!

Grande bem haja a todos aqueles que visitam este espaço!... Até já...























6 comentários:

siripipi alentejano disse...

Não resta qualquer dúvida, Ouguela é um dos espaços monumentais de maior qualidade, é uma povoação onde felizmente não se adulterou esse património. Em tempos ouve uma intenção (não passou disso) para que uma empreza, denominada Mil Aldeias, fizesse o seu aproveitamento turístico e procedesse à reabilitação das Muralhas e à recuperação da Casa do Governador (últimas fotos) transformando-a numa Pousada, foi pena que esse projecto não tenha avançado, ainda estamos a tempo de recuperar Niguela (seu nome de cidade antiga), transformando-a turisticamente num dos ex-libris de Campo Maior.
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

Viva sor J.P.
Belas fotos como sempre, mas, a diferença entre Campo Maior e Ouguela, reparaste na limpeza em todas as fotos? Nota-se a limpesa ao longe, muito diferente das mentalidades da vila, inclusivamente ao redor das muralhas, embora as pessoas tenham que ter as maquinas e animais nalgum lado está bastante diferente das muralha da vila.
bom fim de semana

Três horas da manhã disse...

Boas Sr. J.P

A questão de Ouguela já foi debatida aqui pelos blogues. É de consenso que algo tem de mudar em Ouguela, pois está simplesmente ao abandono.

Não deve ser objectivo massificar Ouguela, mas sim a solução talvez passe por um turismo rural, o qual dignifique aquele local.

Ouguela tem tudo para ser um sucesso, desde a paisagem até à Ribeira, a Enxara, o Castelo entre outras. Neste momento, talvez seja mais urgente acudir a outras situações, ou seja, vai continuar ao Abandono!

Cumprimentos

João Paulo disse...

Meu Caro Três horas da manhã tem toda a razão!

No entanto, quero alertar todos aqueles que visitam o ObjectivoCM, que o objectivo da criação deste blogue foi o de divulgar a nossa terra, mostrar as suas, possíveis, potencialidades, criticar positiva e negativamente algumas situações...

Com tudo isto não quero afirmar que estou contra ou a favor de alguém, por isso e por aquilo não quero que fiquem desiludidos, quero sim que continuem a visitar este sítio e a comentarem... mas com um certo juízo, tal e qual como têm feito até aqui! Se comentarem sem juízo coloquem, sff, a vossa identificação (= Nome Real conforme BI).

Obrigado e bem hajam! (olhem o tal famoso!!!)

Anónimo disse...

Cidade não, que nunca cidade foi. Fortaleza sim e de grande importância estratégica até meados do século XVIII.
Também foi vila e concelho até 1836
Paróquia e freguesia até ao século XX.
Valor patrimonial imenso, visto que é o único castelo medieval do concelho de Campo Maior.
Mas que dizer do abandono a que se vê condenado? Ignorância? Incúria? Desleixo? Ou, simplesmente, falta de sentindo cultural das coisas?
Só sei que noutras terras, com outras gentes, outro destino lhe seria traçado.
Que aproveitamento se lhe poderia dar num projecto de turismo culturalmente integrado!
Basta ir até Albuquerque para se ter uma ideia.
Com os melhores cumprimentos e agradecimento pelo valor documental das fotogarfias e das gravuras. L

Zé Camões disse...

Prazer em vê-lo de novo, o senhor agora só aqui aparece ás pinguinhas, vai e vem.
Em relação à proposta que me fez sobre a minha identidade, terei todo o prazer de lhe dizer quem sou, no entanto dir-lhe-ei pessoalmente, só ainda não o fiz porque como sabe não estou ai em C.M.
Escolheu outra boa postagem, é bastante belo o castelo adormecido de Ouguela, agora só espero que as pessoas responsáveis zelem por ele, não deixando que tome o mesmo rumo que as muralhas da nossa vila.
Um abraço.