14 outubro 2008

Carta da fronteira entre o Alentejo e a Estremadura espanhola

O título do presente edital, e consoante o documento que aqui publico, mostra a fronteira da nossa província no ano de 1644. Achei interessante este mapa, e mais, partilho connvosco outra curiosidade - a de ver Campo Maior numa perspectiva mais elevada em relação à nossa capital de distrito. Isto só mostra que actualmente estamos, sim senhor, bastante avançados a todos os níveis, globalmente falado, claro!

A carta contém legenda com indicação de símbolos para as «Villas queimadas en Castella e para as «Villas tomadas en Castella», no contexto da Batalha de Montijo, na Guerra da Restauração da independência de Portugal.

Para quem quiser saber mais e/ou pesquisar, este mapa foi encontrado no site da Biblioteca Nacional Digital - http://bnd.bn.pt/, mais propriamente http://purl.pt/918/.







2 comentários:

Zé Camões disse...

Senhor João Paulo tenho-o visitado incessantemente, elogiado e até mesmo encorajado, agora não sei se o senhor está chateado comigo, pois apesar de todos os enaltecimentos que lhe prestei, o senhor nem comenta o meu blog. Será que está chateado com alguma coisa?
Cumprimentos.

Três horas da manhã disse...

Essas pesquisas são de mestre Sr. João Paulo!
Fico fascinado com estes documentos, grande arte a do "desenhador" do mapa!

Cumps