26 fevereiro 2009

Visconde d'Olivã

Depois de prestar ajuda a um leitor na pesquisa e consulta de informação para um trabalho, deparei-me com uma informação deveras interessante, relativa a Campo Maior - Visconde d' Olivã. Por esta razão, achei pertinente digitalizar a folha e publicá-la aqui (retirada da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira - vol. 19).

Relativamente ao Viscondado de Ouguela referido no post de dia 13 Fevereiro 2009, e a pedido do Bloguista Fausto, rectifico o post com a informação dada pelo mesmo, desde já agradecendo o seu contributo, verdadeiramente importante!


Fausto disse... Permita-me algumas correcções que peço mantenha disponíveis para os leitores do se "blogue". O título de Visconde de Ouguela foi concedido ao Barão de Barcelinhos na fase final do século XIX, devido à acção humanitária deste senhor em defesa da população da aldeia que estava a viver uma fase muito difícil. O seu nome foi dado ao Terreiro devido ao papel que desempenhou na luta contra a decisão governamental de extinguir o concelho de Campo Maior, em meados do mesmo século. Isto naõ significa, julgo eu, que Ouguela tenha sido viscondado. Repare que, an mesma altura houve em Campo Maior um Visconde de Olivã e, não vamos por isso dizer que a herdade de Olivã fosse viscondado. Segundo me disseram, os que eram distinguidos com os títulos tinha o direito de escolher o nome titulado. Recomendo-lhe a leitura de alguns "posts" do "blogue" Alemcaia onde recolhi algumas estas informações.


Sem comentários: