13 fevereiro 2009

Ouguela e um pouco da sua história...

Depois de mais uma pesquisa, e antes de irmos de FDS, digo-vos que encontrei esta informação, deveras interessante, na minha opinião, referente à nossa querida Ouguela, artigos consultados e retirados da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira - volume 19.

Reparem que, inclusive, teve um visconde, o Sr. Dr. Carlos Ramiro Coutinho foi o 1º Visconde de Ouguela (ver biografia anexa), o qual foi, ainda, 3º Barão de Barcelinhos! Recordam este título nobiliárquico de algum lado/sítio?... Não? Dou uma pista - o Largo do Terreiro diz alguma coisa?...

E para saberem mais sobre dito homem, cliquem e visitem o blog alemcaia.

Passem bem!






ps. Este post foi corrigido conforme comentário/alerta do Fausto.

2 comentários:

Três horas da manhã disse...

Mais um documento deveras interessante!

É sempre bom aprender um pouco mais.

Abc

Anónimo disse...

Permita-me algumas correcções que peço mantenha disponíveis para os leitores do se "blogue". O título de Visconde de Ouguela foi concedido ao Barão de Barcelinhos na fase final do século XIX, devido à acção humanitária deste senhor em defesa da população da aldeia que estava a viver uma fase muito difícil. O seu nome foi dado ao Terreiro devido ao papel que desempenhou na luta contra a decisão governamental de extinguir o concelho de Campo Maior, em meados do mesmo século.
Isto naõ significa, julgo eu, que Ouguela tenha sido viscondado. Repare que, an mesma altura houve em Campo Maior um Visconde de Olivã e, não vamos por isso dizer que a herdade de Olivã fosse viscondado. Segundo me disseram, os que eram distinguidos com os títulos tinha o direito de escolher o nome titulado.
Recomendo-lhe a leitura de alguns "posts" do "blogue" Alemcaia onde recolhi algumas estas informações.