11 agosto 2008

Quinta das Queimadas

Já aqui referi que numa tarde solarenga predispus um tempinho para a fotografia e apanhei na minha "ramona" e pus-me a caminho pelas diversas zonas de Campo Maior...

O meu objectivo era fotografar sítios com história. Sítios que outrora foram locais de lazer, de trabalho, de aceso convívio e que actualmente se encontram ao abandono, triste e selvagem, e entregue à sua própria sorte e aos bichos, que também têm direito à vida!

O presente edital começa com uma nova rubrica no objectivacm, denominada Quintas Históricas.

Assim, achei por bem, prestar a minha homenagem, dar a conhecer estes sítios e, sobretudo, fazer recordar, relembrar locais com tantas histórias, com tantos segredos por revelar, e com tanta convivência humana (tão essencial nos dias de hoje!).

Por conseguinte, e para começar, apresento fotografias de uma das mais conhecidas quintas em Campo Maior, quem não conhece a Quinta das Queimadas!

Pois bem aqui vão umas quantas... desfrutem e para quem se lembra deste sítio, relembre os momentos... sejam de lazer, diversão, sejam de trabalho, de labuta, de... convivência humana!...






xxx


xxx


xxx


xxx


xxx


xxx


xxx


xxx


xxx


xxx


xxx


xxx


p.s. - no Site da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, encontramos lá esta descrição:
Quinta das Queimadas IPA : Paisagem Nº IPA - PT041204010036

Designação
Quinta das Queimadas

Localização
Portalegre, Campo Maior, Nossa Senhora da Expectação

Acesso : N4

Protecção : Inexistente

Enquadramento
Rural. Peneplanície alentejana. Olival, vinha e terras de barro.

Descrição
Quinta murada, com casario a nível inferior à envolvente, em alvenaria com cal e próximo de linha de água. Desenvolve-se em adaptação total à morfologia do terreno, estando dividida em várias zonas em função do declive do terreno, o que se reflecte na existência de terraços com cotas diferentes, embora aproximadas.

Utilização Inicial - Quinta de Recreio: residencial e de produção

Utilização Actual - Quinta de Recreio (hum?????????)

Propriedade - Privada

Época Construção - Não definido

Arquitecto Construtor Autor - Não definido

Cronologia - Não definido

Tipologia - Quinta de Recreio

Características Particulares
Proximidade da linha de água e aproveitamento para construções de uso da água, como tanques, fontes, caleiras a céu aberto, casa de fresco.

Dados Técnicos
Muros de suporte, sistema de rega em caleiras a céu aberto, sob gravidade.

Materiais Inerte: tijoleira, mármore, granito, ferro, madeira, azulejo; Vegetal: oliveira (Olea europaea), palmeira (Phoenix canariensis).
Autor e Data - Luísa Estadão 2007

4 comentários:

Anónimo disse...

Ao "passear" pelo blog da Bete, encontrei o seu blog, muitos parabéns,estou preplexa com todas as suas pesquisas, organização e capacidade de contar "histórias" dentro da história. Vou voltar, se me permite porque tenho duas costelas alentejanas, Minas de S. Domingos, mas nasci e vivi muitos anos em África, e sei, pelo que estou a ver, muito pouco. Adorei o seu "roteiro". Cumprimentos

Três horas da manhã disse...

Boas queria convida-lo a passar no novo Blog sobre Campo Maior www.meucampomaior.blogspot.com , poderíamos fazer uma parceria, eu divulgaria o seu Blog e você o meu. que diz?
Sei que este não é o local indicado, para uma proposta desta índole, porém não arranjei outra forma de o fazer, desde já as minhas desculpas.


Adorei este post, sou assíduo do seu blog, acho que tem uma boa perspectiva e saber lançar temas interessantes.
A velha quinta..nos dias de hoje não se houve falar muito "dela", aqui há alguns anos atrás tinha uma fama algo ambígua...


Cumprimentos

João Paulo disse...

Caro três da madrugada, aceito a proposta!... Um à parte, deixe-me dizer-lhe que tem um nome à moda das "saias"!!!... "São três horas da manhã, correm as bicas da fonte..." o resto já o meu caro sabe!!! ;)

Em relação às canhonheiras e à palavra "Reprezentação" foi mesmo esse o meu propósito! Se for ao link onde a imagem se encontra, há-de ler a descrição tal e qual!

Mesmo assim agradeço o alerta, como também as visitas que tem feito!

Três horas da manhã disse...

OK.

Parabéns pelo seu trabalho.

Obg...hj a tarde já estará o seu blog divulgado no nosso.