13 fevereiro 2008

Variante à zona industrial versus Caminho do Retiro

Aviso: Possivelmente, as fotografias a seguir apresentadas poderão demorar algum tempo a abrir, não feche a janela e espere um pouco, vale a pena ver e ler o texto!
Para melhor visualizar e analisar clique nas fotos para ampliar.










O edital a seguir apresentado é da minha inteira responsabilidade, assim como, o texto. Não é meu objectivo dar lições a ninguém! É uma mera opinião, de um simples e honesto cidadão/contribuinte.

Assim sendo, quero mostrar a realidade de hoje em termos de "vias de comunicação" no concelho de Campo Maior, a minha Terra, tão importantes e essenciais nos dias que hoje correm!

Quero, também, alertar para as situações que vivemos, para as situações que acontecem e que se fazem, isto sem olharem à sua volta, sem observarem, sem estudarem, sem verem o que realmente é necessário para uma comunidade!

Baseio a minha humilde opinião, única e exclusivamente em duas das inúmeras vias de comunicação que o nosso concelho possui – Caminho do Retiro (porta de entrada aos nossos vizinhos espanhóis - via de acesso internacional) e a tão falada Variante à zona industrial (Via circular estruturante ind. EN 371).

Para quem conhece esta realidade não são necessárias palavras, no entanto para quem não a conhece, fica esta explicação/questão:

Qual o fundamento da construção de uma nova via de comunicação (Via circular estruturante ind. EN 371) em detrimento de uma via de comunicação (Estrada do Retiro) tão importante, tão essencial para o desenvolvimento de um concelho, assim como da região onde está inserido?!?!...

Não querendo entrar em politiquices, até porque de política estou farto, desesperado, triste e decepcionado, o que simplesmente quero fazer é alertar o meu povo para esta situação.

O qual, se assim o entender, a pondere, para reflectir o quanto mal estamos!

Ou seja... Investe-se numa nova via (sem questionar a sua importância) e esquece-se uma via que tanto pode dar... e que existe à bastante tempo... sem esquecer os projectos internacionais que estão previstos para serem implantados na nossa vizinha cidade espanhola!

… À quanto tempo urge uma intervenção séria, de qualidade, NOVA???... Quiçá desde o tempo dos Visigodos!!!!...

Por último, mas não em último, peço para comentarem, não se acanhem!!!!..... e já agora:

Boa viagem até Badajoz - via Caminho do Retiro!

8 comentários:

Elvascidade disse...

É realmente uma vergonha a entrada de um pais estar nas condições em que está e isto já à bastantes anos. Até quando?
Parabéns pelo artigo e pelo blog.
www.cidadelvas.blogspot.com

Elvascidade disse...

É realmente uma vergonha a entrada de um pais estar nas condições em que está e isto já à bastantes anos. Até quando?
Parabéns pelo artigo e pelo blog.
www.cidadelvas.blogspot.com

Anónimo disse...

só neste pais, como é que é possível esta estrada estar assim. Conheço a estrada e é realmente uma lástima, a entrada para outro pais estar como está. Passem por lá, reparem no lado Espanhol e depois na parte Portuguesa. O que é preciso para arranjarem a estrada?

Anónimo disse...

aja alguen com tomates para dizer as verdades parabens amigo Zé... branco ou tinto pra a Enxara.

Anónimo disse...

Realmente vivemos num pais com bastantes falhas e sem duvida esta é uma destas. Deixem-me depositar tambem o meu ponto de vista, mais técnico é verdade, mas tambem com algum fundamento.

Será frio demais dizer ou pensar que não seria necesário uma via circular, porque provavelmente até será necessario para desviar algum transito pesado de algumas zonas problematicas á sua passagem, não seria o mais importante, é bem verdade, mas com as imposições temporais criadas pelas entidades financiadoras deste tipo de projecto, falando bem e depressa ou se fazia agora ou não se fazia e meus amigos, se é bom para Campo Maior, então, em minha opinião, que se faça.

Claro que a revolta, penso eu que não tem a ver com a criação desta via, mas sim com a NÃO recuperação do troço da EN 371 entre Campo Maior e a BA-020 (Retiro).

Creio que todos sabem que são vias de comunicação sob alçadas diferentes, ou seja o organismo que é responsavel pela EN 371 é a EP e logo a esta caberá decidir da sua recuperação ou não. Não querendo entrar em politicas, porque sinceramente, tambem estou farto, cansado e até indiferente, o que se pode fazer é "presionar", que pelo que sei é o que se tem feito, sem qualquer resultado positivo.

É provavelmente o que os Campomaiorenses têm de pagar pela proximidade da A6 para que metade do nosso pais chegue mais rapido á terra de "Nuestros Hermanos".

É o pais que temos, com coisas boas e coisas más, é pena que esta má nos tenha de calhar a nós á tanto tempo.

Sim e digo nós, porque tambem sou desta nossa vila que tanto gostamos e acima de tudo, de que tanto nos orgulhamos e por isso defendemos destes problemas que tendem a isolar-nos do resto do mundo.

P.S. Não estou, nem quero defender ninguem, apenas estou dentro de algunsdestes assuntos e apeteceu-me desabafar como qualquer um.

Anónimo disse...

A passagem da "fronteira" do retiro é mantida assim porque é um símbolo, e como tal deve ser preservada. É o símbolo da passagem para um mundo mesquinho, corrupto, egoista e hipocrita, onde muitos vivem da aparência, onde quem manda mente sem qualquer vergonha, onde a justiça não dá hipóteses a quem rouba uma laranja mas não ata nem desata para julgar quem abusa de crianças ou rouba milhões.
Quanto à variante circular, é necessária para remediar o erro tremendo do traçado do IP2 (vai para Estremoz fazer o quê?) e aliviar um pouco a nossa vila do transito pesado. Abraço a todos.

Anónimo disse...

Caro amigo conterraneo, como campomaiorense que sou, acho que só no dia que acontecer algo grave nessa estrada é que vão acabar com os remendos e tomar medidas sérias, porque inflizmente e não só neste concelho, mas no nosso pais, é preciso acontecerem tragédias para se "dar às unhas". Relembro o caso de Entre-os-rios. Quantos anos foram alertados para o maus estado de conservação da ponte? Foi preciso acontecer o que aconteceu para construir uma nova, e de bónus ainda ganharam uma estátua, coisa que me parece que o dinheiro está melhor investido. Meu caro amigo isto qualquer dia tem que rebentar por algum lado...

parabens pelo blog.

Anónimo disse...

É assim as estradas não fazem falta,o dinheiro é so para as festas....
Já viram a estrada da BARRAGEM DO CAIA, parece uma montanha russa.