31 outubro 2009

Um à parte [15]... "Caim"


Criada com o objectivo de ser um á parte no que respeita ao objectivo do blogue, no seguinte post, inserido na rubrica “Um à parte”, pretendo dizer algumas palavras sobre o tema José Saramago e as suas polémicas afirmações.

Muito se tem dito, muito se tem escrito sobre José Saramago e as suas declarações.

Uma coisa é certa, se foi somente para causar sensação e instalar o caos no seio das elites e não só, conseguiu. Conseguiu e de que maneira!

Mas, e perdoem a sinceridade, não será que o homem em causa disse aquilo que muitos pensam e que não têm a coragem de dizer?

Também poderão dizer que foi dito, por assim dizer, num momento menos próprio, aceito perfeitamente! É que após o lançamento de um livro, um novo romance, o objectivo das suas palavras poderiam ter sido o da promoção/marketing e, por consequente, as receitas do mesmo – é correcto sim! Mas já diz o escritor Dan Brown, autor de O Símbolo Perdido editado recentemente, “Por cada crítico tenho mil leitores (…). Eu escrevo os livros que quero ler”. E digo, a mais não é obrigado! Cada um vê o mundo a seu belo prazer. O importante é defender o que é seu, neste caso as suas ideias, as suas afirmações, a sua ideologia!

Mas, lucros e sensacionalismos, divagações e opiniões à parte, o Sr. Prémio Nobel da Literatura de 1998, José Saramago, foi sempre assim polémico! E depois de receber o dito prémio ainda mais! Não era de estranhar. Passemos à frente…

Em democracia, a liberdade de expressão é plena e uma realidade (ainda que em certos aspectos da vida terrena e divina mais parece efémera), por vezes praticada de maneira indecente, no entanto estão no seu direito, basta para tal acarretarem com as respectivas consequências… (e parece que estão a dar frutos – 80 mil exemplares vendidos de “Caim”) Isto tudo porque após muita alegria e muitos elogios, muitos o criticam, ao ponto de o incentivar a renunciar à nacionalidade portuguesa e, inclusive, a escrever noutra língua. Deve ser por estas razões que vive onde vive e não quer regressar… Será? Seremos pequeninos???

Posto isto e para concluir, o Sr. José Saramago é grande escritor, e disso ninguém duvida, ganhou o Nobel da Literatura em 1998 pelo seu valor literário, pela sua luta em prol da liberdade. Mas será necessário tanto alarido? Será necessário darem-lhe tanta “cacetada”? Serão necessário este aumento e relevo de críticas? Não será que quanto mais críticas mais ele cresce, mais ele regozija, mais ele se realiza???

Na minha opinião, modesta, foi assim em certos momentos da História Universal com determinadas personalidades… está a ser assim na literatura mundial, e será assim em muitas outras situações/áreas!

Se não gostam do que diz/escreve, qual a razão de ser tão bem sucedido literariamente?

23 outubro 2009

Informação Municipal...

...com 16 anos! Está uma adolescente!

Piadas à parte, trata-se da Informação Municipal - Campo Maior, de Fevereiro de 1993.

Somente passaram 16 anos... e tantas curiosidades. Basta observar as fotografias, e verificar aquilo que mudou... e aquilo que permanece!!!

Numa primeira parte, a estrada do retiro. Nada mais actual!

Numa segunda abordagem, o Parque de Campismo. Um facto - tem mais movimento do que aquele que se vê na foto.
Está bem aproveitado? É adequado às necessidades dos utilizadores? Não faço a mínima!

Como 3ª observação, Aquecimento para as escolas do concelho. Um bem bastante útil, originando um melhor conforto à população estudantil e assim mais qualidade de vida... e, como não, já a pensar no ambiente!

Em 4ª análise, a Biblioteca Municipal. Uma infraestrutura indispensável para a população, quer estudantil quer no geral como simples utilizador/visitante.
É uma casa onde o principal objectivo é satisfazer as necessidades mais básicas de cultura de uma população, de uma comunidade, facultando serviços gratuitos e de fácil acesso. Pretende ser um local onde se cruzam gerações, de novos e menos novos, informação e sabedoria, aliando o trabalho ao lazer, numa verdadeira sinfonia de entretenimento e conhecimento. Não vivessemos nós numa sociedade do conhecimento, da Era Digital.
Presentemente um pouco esquecida, como acontece com tantas outras!

Num quinto "assalto", verificamos a existência de uma escola profissional. Outra das vertentes mais importantes duma sociedade dita desenvolvida - a Educação. Neste caso, era profissional. Digo era porque, por forças da poupança e afins, fechou portas em Campo Maior, infelizmente!
Foi um espaço de ensino agradável, muito bem equipado a todos os níveis, com um método de ensino bastante aliciante, bastante capaz, onde aprendi a ser aquilo que hoje sou. Muito cresci depois de a frequentar, quer pessoal quer profissionalmente!
Opiniões à parte, na sua área o seu encerramento foi uma menos valia para Campo Maior.

Numa 6ª observação, o Desporto Escolar. Uma actividade muito, senão, bastante importante nos dias de hoje. Actualmente, derivado aos imensos problemas de saúde que nos afligem, é uma matéria que deve ser indefinidamente debatida, no sentido de ser cada vez mais incentivada a sua prática, mesmo fora do horário escolar.
Neste aspecto, penso que foram atingidos resultados muito positivos.

E por último, mas não em último, uma boa listagem de acontecimentos culturais...

Posto isto, e depois da minha análise/opinião sobre dito boletim, ficam à vontade para poderem criticar/comentar!

Bem hajam e bom fds!












16 outubro 2009

trechos...


Bom fds.

13 outubro 2009

Um à parte [14]... sobre suplementos

Mais um post da rubrica "Um à parte".

Acontecem situações no nosso quotidiano que, por vezes, para não chorar, rio!

Esta que vos trago é mais uma dessas situações.

Na minha modesta opinião, bastante caricata ao ponto de atingir o ridículo, e de uma tal promiscuidade que se entrelaça na vergonha! Mais, até a própria vergonha sente vergonha!!!

Falo-vos do Suplemento Especial de Pensão, conseguido por um ministro da defesa de um Primeiro Ministro, duma época em que a Tanga era moda.

Reparem nos documentos disponibilizados, um soldado português com uma comissão de 11 meses na Guerra Colonial, tem direito a 75 euros. 75 euros!?!?!?!!? Que fartura!!!

Já repararam neste soldado, que esteve na Guerra Colonial, na altura com os seus vinte e poucos anos de idade, a combater no mato, a defender a Pátria-Mãe arriscando a vida, arriscando a ficar deficiente, o que aconteceu a muitos deles, e porque esteve lá "somente" 11 meses recebe 75 euros!?!??!

E pergunto: Que suplemento é este? Mas que brincadeira vem a ser esta? A ideia até parece boa, verdade seja dita, mas dentro dos actuais parâmetros, será justa?

Onde chegámos! e... para onde vamos?

Mas relembro, são 75 euros anuais. Anuais!!!!!!! Já pensaram em dividí-los por 365 dias? Que gozo!

Sinto... nem sei!



08 outubro 2009

Fez 10 anos...

... que a diva do fado nos deixou. Morreu somente o corpo, a voz... essa ficará para toda a Vida!

Eis uma singela homenagem!

Foi uma estranha forma de vida porque eu
não fiz nada por ela, foi por vontade de Deus, não é?
"Que eu vivo nesta ansiedade, que todos os ais são
meus que é tudo minha a saudade, foi por vontade de Deus".
Já isto fiz com trinta anos! Quer dizer já
eu pressentía que tinha sido Deus que me tinha feito
o destino, que me tinha marcado o destino, que me
deu uma natureza para a qual eu nasci, ... nasci com
esta obrigação de cantar fado!
Ou foi o fado que fez isto!
O fado é destino, portanto deu-me este destino a mim!

Quando eu morrer vão inventar muitas histórias sobre mim,
se inventaram sobre a severa e não se sabe se ela existiu,
e de mim sabem concerteza que eu existi.


Mais informações sobre a nossa Amália - http://www.amalia.com

ps. o original da fotografia é da autoria do fotógrafo António Homem Cardoso.

06 outubro 2009

Charles Chaplin...

..uma das figuras públicas com mais destaque do século XX, diz-nos...

"Eu continuo a ser apenas uma coisa - um palhaço. O que me coloca a um nível bem mais alto que o de qualquer político"


Pertinente!

ps. informação retirada da Revista Única, dia 18-07-2009, página 20 e 21.