30 julho 2009

Autárquicas...

E porque a História é feita no dia a dia, seja de uma pessoa, de uma comunidade, de um país... e porque tudo aquilo que se passa na nossa vivência se torna História, o nosso ontem já se tornou História, independentemente de qualquer explicação mais técnica, mais científica.

Por esta razão, tudo o que passou, tudo o que aconteceu, até mesmo no dia de hoje, tornou-se a nossa História.

Se é uma boa História? Isso é outra coisa... é outra história!

Posto isto, neste post, vou colocar algumas referências às últimas autárquicas (2005) em Campo Maior, que, por sua vez, fazem parte da nossa História Local.

Bem hajam.





ps. A ordem das imagens foi colocada aleatoriamente.

5 comentários:

Zé Tinoco disse...

Muito boa a sua ideia, facilitada por um notável sentido da investigação, a que não sei se não se junta também a mania e o gosto do coleccionismo.
De facto a memória tem uma função de grande importância para percebermos os actos humanos. Infelizmente, os homens tendem a esquecer para mais facilmente manipularem.
Diverti-me muito porque, com o seu post, pus-me a fazer o jogo do "Veja as diferenças". Como os jogos de poder mudam em apenas quatro anos!...
Mas, atenção: para mim isto não significa que a política seja, por natureza, indigna. Por natureza ela até deve consistir na nobre missão de servir o bem comum. Mas, quanto ao poder, a questão é outra: ele atrai todas as indignidades, todas as ambições, todas as deslealdades. Por isso deve ser muito fiscalizado pelo Estado e pelas populações. Ora, entre nós, o Estado, por falta de organização e de estruturas, não vigia, nem fiscaliza. E o povo, por falta de cultura cívica e de prática democrática, fecha os olhos, deixa-se iludir, e consente.
É contra isto que é preciso lutar. Esta é a missão e a função que pertence resolver às novas gerações. Fazem falta na acção política jovens ainda não corrompidos pelos jogos de poder.

Anónimo disse...

Senhor Tinoco: o seu texto é de uma lucidez meridiana. Faz bem ler coisas como as que escreveu no seu comentário. É claro, é inteligente, é lúcido e ajuda a pensar melhor.
Precisamos mesmo de mudar de atitude face á política e aos políticos. Também aqui é preciso separar o trigo do joio. Ou seja, uma coisa são os políticos, outra os que se se servem da política para alcançarem o poder que lhes permite servirem-se dela sacrificando o bem comum para atingirem os seus sórdidos objectivos.

João Paulo disse...

Desde já, obrigado pelas visitas e pelo feedback.

Pois é amigo Zé, esta mania do coleccionismo é mesmo resultado pelo gosto, sim senhor! :D

Comparto pois a sua opinião, de facto a memória, tanto a individual como a colectiva, são extremamente importantes. Como diz, e muito bem,
"para percebemos os actos humanos". Mas não só a memória recente, também a passada é muito, se não, a mais importante. Ela faz com que não façamos e não cometamos os mesmos erros. Servem pois de lição. Assim espero/ esperamos que aconteça.

No entanto, sinto alguma apreensão quanto ao presente, devido à conjuntura e ao "rumo que o barco está a tomar". Na minha opinião, não é o mais indicado. Como se costuma dizer: Só não vê quem não quer ver, e como diz o ditado popular: "O pior cego é aquele que não quer ver"...

Quanto ao resto da sua opinião, melhor não podia ler. Excelentes noções, excelente visão!!!

Quanto aos jovens, é certo que começam a entrar na política, mas... (raio do "mas") depressa entram na órbita comum da politiquice.
Lembram-se do Morgado de Agra de Freimas, Calisto Elói de Barbuda, do (excelente) livro de Camilo Castelo Branco "A Queda de um Anjo"?

Quanto à opinião do Anónimo, refiro que ainda não fui capaz de encontrar/distiguir nessa classe, pessoa que seja diferente, tal como o trigo e o joio. Digo infelizmente... infelizmente!

Bem hajam.

siripipi alentejano disse...

Concordo com o post e os comentários de José Tinoco e do João Paulo.Aproveito para vos informar que desta vez o Estado vai fiscalizar. Na passada Terça Feira, uma Inspectota da Inspecção Geral da Administração Local iniciou uma visita inspectiva à nossa Autárquia, a última Inspecção teve lugar de 23 de Abril a 3 de Agosto de 2001 e recaiu sobre o mandado de 1993/1997 até à data de início (23/4/2001.
Esta visiia vai analisar toda a actividade da Autarquia desde 3/8/2001, bem como as queixas de que a mesma foi objecto e que são algumas.
Siripipi-alentejano

Zé Camões disse...

Meu amigo - só pérolas...
Abraço