18 dezembro 2009

...e Homens de Prol...

Depois de alguma ausência, regresso com documentação histórica sobre a nossa Leal e Valorosa.

O registo de hoje está relacionado com Soldados e Homens de Prol de Campo Maior e foi publicada na revista regionalista elvense Arquivo Transtagano. Dirigida, propriedade e editada pelo ilustre elvense António José Torres de Carvalho. Bibliófilo e editor, frequentou o Liceu de Portalegre e o 1º ano de Direito na Universidade de Coimbra. A sua predilecção literária, fê-lo dedicar-se ao jornalismo. Colaborou no periódico O Ateneu em Coimbra e em Elvas, publicou o jornal Correio Elvense. Com a ajuda de seu pai, fundou a Tipographia Progresso (1889) que lhe pertenceu até 1920. A livraria do Dr. Santa Clara, com 12.000 espécies bibliográficas adquiriu-a a um dos seus herdeiros, o seu primo Jerónimo Barbas e, que, posteriormente doou à Biblioteca Municipal de Elvas a 25 de Janeiro de 1935. Foi ainda director da Biblioteca Municipal durante 27 anos (1913 a 1940).

A recolha foi efectuada pelo ilustre castelovidense Possidónio Mateus Laranjo Coelho, Professor publicista, erudito conservador do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, notável paleógrafo e diplomatista.







Fontes:
Arquivo Transtagano, n.º 3, 15 de Abril de 1933
http://www.bdalentejo.net/conteudo_a.php?id=177
http://osgrandeselvenses.blogspot.com/2007/03/antnio-jos-torres-de-carvalho.html

1 comentário:

fatima disse...

gostei mas tenho um pedido a fazer
boa noite

sou professora de uma escola em Palmela e tenho um aluno que se chama Francisco Xara e acho que existe aí em Campo Maior uma Rua com esse nome pois pesquisamos no google..como estamos a estudar os nomes deles e as ruas de portugal,,gostaria senão fosse muito incómodo que me enviassem uma foto da placa para o meu email,,iria ser no dia 4 de Janeiro a prenda do Francisco...
com os melhores cumprimentos

fatimasilva1957@gmail.com