19 novembro 2009

Ao ter ouvido...

... lembrei-me de falar nele. A nossa capital já aderiu.

Aqui está um exemplo de Orçamento Participativo.

Para saber mais sobre dito orçamento, clique no link - http://www.op-portugal.org/


Até prova em contrário, parece-me uma acção positiva!

1 comentário:

siripipi alentejano disse...

Amigo João Paulo
O orçamento participativo é uma medida sugerida pela Comunidade e já iniciada nalgumas Autarquias.´
Pessoalmente e pela experiência que adquiri ao longo de mais de 30 anos como Dirigente Municipal e responsável pela elaboração física desses documentos(Orçamento e Planos de Actividades), não comungo dessa opinião porque o Orçamento participativo deve ter lugar com a participação das Juntas de Freguesia (como representantes directas de grande parte de uma comunidade) e depois de ter sido feito um levantamento exaustivo das reais necessidades do Concelho.
Não nos podemos esquecer que infelizmente as verbas disponíveis para investimento produtivo são escassas e a responsabilodade é do grande peso da Despesas Correntes onde estão integradas as Despesas com o Pessoal.
O Orçamento Participativo como é posto, é o mesmo que voltarmos aos tempos do PREC.
As populações participam aquando da votação num programa eleitoral e esse é o resultado efctivo de uma participação, o tempo do voto com braço no ar acabou. Um Orçamento e os Planos de Actividades estão sujeiros a regras pré-definidas, o caso de Lisboa, por ser um Mundo dentro de outro Mundo, não se aplica à maioria das Autárquias.
siripipi-alentejano