06 maio 2009

"A Luz do Pessegeiro"

Tal como disse desde o início deste blog, o objectivo do mesmo é divulgar Campo Maior e nada mais do que isso. Quando mudar a minha filosofia avisarei com toda a certeza. Mas vamos ao que interessa. Depois de ter publicado um post sobre o escritor Hugo Santos, e de ler as críticas ao mesmo, decidi ler um livro do autor e verificar, somente, através da leitura, qual a razão de tais apreciações.

E então conclui... 

É simples. É cuidado. É objectivo. É de fácil leitura. Mas não lhe tiro o mérito, estes projectos dão muito trabalho, muita pesquisa, muita dedicação.

Estou a falar do livro "A Luz do Pessegeiro", romance de Hugo Santos.

Li-o em 2 dias. Foi em 2 dias, porque tinha afazeres, senão era só em 1 dia... de trabalho!

Como acentuou Baptista-Bastos, Hugo Santos fala de coisas eternas que dizem respeito ao trágico e ao desafio ao trágico, comuns à condição humana.

Pois bem, para quem leu este livro, estas palavras não podiam ser melhor ditas, melhor escritas.

É um romance que conta um trecho da vida de um homem apaixonado, infeliz por amar, feliz por ser amado. Casado com a irmã, apaixonado pela cunhada. Como diz a irmã do dito homem, "Mesmo que não o mostrassem claramente, toda a gente percebia o que se passava.(...) dir-se-ia que o mundo tinha sido feito de propósito para eles e que nada mais havia para além daquela luz que parecia pairar sobre os pessegeiros do pátio (...)".

Denoto, no decorrer de dita novela, a angústia de um homem, dividido no querer pelas 2 irmãs, ainda que de formas diferentes.

Sem avançar mais, e sem tomar partido por alguém, convido-vos a lerem este romance. Decerto ficarão bem interessados e intrigados pela história.

Boas leituras... e já agora, o que aconselham a ler?

Bem hajam.

3 comentários:

Artes da Yolita disse...

Olá JP!
Cá estou também de volta dos blogues :D
Andive por aqui a ler os teus textos e gostei, especialmente porque divulgas Campo Maior e é muito bom!
Quanto ao que aconselho a ler.... Sou 8 e 80, gosto de romances e filmes de terror e como gosto de tudo um pouco.... Não tenho uma preferência especial por autores nacionais ou internacionais. Leio e logo opino, portanto tanto aconselho os romances da Margarida como os do Nicholas (parece que andei com eles à escola...)como aconselho a que leiam Stephen King e se arrepiem um pouco!!!
Bem haja pra ti também :)

Artes da Yolita disse...

Ah.... ñ era para ter escrito filmes, mas sim livros eheheheheheh

Zé Camões disse...

Estive presente na apresentação deste livro, onde estava Hugo Santos e Fernando D´Acosta; Infelizmente não li mas agora fiquei com vontade, quando for a Campo Maior peço-lhe o seu exemplar emprestado...
Abraço.