23 abril 2012

Hoje é...

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, 23 de Abril.

Para sinalizar este dia, sugiro um livro. É pequeno mas grande em sentimento, retrata a amizade e muito mais, de dois animais.

Para quem possua mascote ou mascotes, aconselho a sua leitura. Quanto a mim, o sentimento descrito é de grande humanidade e transversal a todos os seres.

Uma boa reflexão para os dias de Hoje e de Amanhã!

"Cão como nós" de Manuel Alegre. São 15 minutos, ou menos, de pura delícia!

"Não era um cão como os outros. Era um cão rebelde, caprichoso, desobediente, mas um de nós, o nosso cão, ou mais que o nosso cão, um cão que não queria ser cão e era cão como nós".

Bem hajam... Boas leituras e Bom Dia Mundial do Livro!

JPA.


18 abril 2012

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - 2012

Eis o Dia que comemora os Monumentos e Sítios, 18 de Abril!

Para falar/comemorar este dia, gostaria de mostrar e dar relevo a um ou outro sítio em Campo Maior.

Por motivos pessoais e de falta de tempo (aspecto tão peculiar na sociedade dita moderna), não fui capaz de lá ir e captar a sua beleza e singularidade. Numa próxima oportunidade, espero que breve, trazer-vos-ei imagens desses sítios, únicos!

Assim sendo, resta-me evidenciar uns quantos lugares que fazem, quanto a mim, jus à nossa História Local. Um deles foi referido no passado ano - O Sítio Arqueológico de Santa Vitória, que por sinal já possui placa de orientação. Além deste, deixo outros, repletos, também, de simbolismo, identidade, humanismo e, sobretudo, Memória Colectiva de um Povo. Falo-vos do Museu Aberto e do Espaço Palácio Visconde de Olivã e sua envolvente, tais como Lagar-Museu, Jardim, Biblioteca Municipal. Entretanto, existem outros tão importantes quanto estes, tais como o nosso Castelo, a nossa Ouguela, Sítio do Mártir Santo, e muitos mais.

Ficam as dicas!

Bom Dia dos Monumentos e Sítios!

JPA.