04 março 2010

"É pena... aquele idificio eu conheço..."


Hoje recebi um comentário, a meu ver, bastante pertinente. É um comentário relacionado com um edifício histórico do nosso concelho. Um edifício onde tantos e tantos campomaiorenses, e não só, trabalharam diariamente, onde dedicaram muitas horas da sua vida... isto num tempo que já lá vai, mas que, pelos vistos, perdurou no tempo e na memória de outros tantos concidadãos camponeses. Eis a Antiga Moagem, a União Industrial Campomaiorense.

O comentário reflete a preocupação pelo seu estado de degradação, e ao mesmo tempo, revela uma sugestão de utilização.

Na minha opinião, é uma das muitas opções para a sua recuperação e utilização (sem dúvida uma boa visão). Uma outra, na minha perspectiva, poderia ser a instalação de um núcleo museológico relacionado com a sua actividade de laboração.

Fica o comentário, tal e qual foi publicado:

"É pena, façam alguma coisa pelos os nossos idosos! aquele idificio eu conheço... é inorme faziam um lar para que os nossos idisos não tivessem tão izolados onde eles podessem ir há janela ver pessas e acomtesimemtos que se passam na nossa terra divertimentos !passavam sem duvida melhor os seus ultimos anos de vida .Amanhá nós também seremos idosos!"

Bem hajam!






5 comentários:

Anónimo disse...

Embora a ideia não me parece descabida de todo, a sua relaização acarretaria custos elevadissimos, e temos de ter em conta que existe no Concelho um lar em bom estados de conservação.
Quanto ao acesso dos idosos a janelas de onde pudessem desfrutrar de alguns divertimentos, eu acrescantaria, "de onde pudessem ver os seus familiares com mais regularidade" porque infelizmente poucos são os que têm algum acompanhamento familiar com regularidade.

João Paulo disse...

Estou totalmente de acordo, mas esses custos seriam rentabilizados a longo prazo - todos nós caminhamos para a 3ª idade, quer queiramos quer não!... e no que diz respeito à concorrência, ela é muito salutar até neste ramo de negócio, se assim a posso apelidar!

Contudo, e apesar de ser uma observação algo fora do contexto, o investimento feito em estádios de futebol aquando do Euro 2004 foi, a meu ver, de elevadíssimos custos e no entanto foram feitos!... para uns anos/meses mais tarde estarem "às moscas".

Para finalizar, eis um comentário com sentido de responsabilidade, apesar de anónimo. (Estes sim serão aceites, como também aqueles que devidamente assinados com nome real.)

rosa disse...

Sim!
Um lar condigno.
Para pessoas que trabalharam, que deram sangue e suor, a esta terra.
Não é fora da Vila que devem estar, mas dentro dela.
Para que aqueles que ainda possam dar seus passeios a pé, o façam, para que quando haja festas estejam ali presenciando admirando,ensinando.
E quem sabe os que possam poderão matar saudades do nosso belo jardim, andando na Vila e até visitar familiares e amigos e lhes possam dizer; ainda não morri.
Antiga Moagem de Campo Maior, central, espaçosa, porque não? Será que não existe nenhum campomaiorense com alma e coração para ir para diante com uma das obras mais importantes para a nossa Vila e para o nosso povo.
Vamos aguardar que este toque de alerta chegue aos ouvidos e ao coração de mulheres e de homens de Campo Maior, e que a certeza da velhice venha mais solidária e menos negra, para os velhos de hoje e para os velhos de amanhã entre os quais estamos incluídos todos nós.
Aquele abraço da amiga
Rosa

João Paulo disse...

Grande bem haja para a Amiga Rosa.

Obrigado pela visita e pela participação!

David Ferreira disse...

Eu acho que um lar para idosos não era mal pensado, mas neste edifício podiam funcionar outros serviços, tais como um Museu, como o professor referiu, podia também ser requalificado e servir de hotel, ou pousada da juventude(sim eu sei que tinha elevados custos para o município, mas nada se faz sem esforço, e eu acho melhor fazer algo depressa do que deixar o tempo passar e esperar que o edifício caia para finalmente se fazer alguma coisa). Já agora não sei se repararam, mas perto do edifício está lá um aviso que diz que ele vai entrar em obras de requalificação, só que esse mesmo aviso já lá está à anos e o que é certo é que obras nem vê-las.

ACORDEM PARA ESTE PROBLEMA