20 maio 2008

Fonte no Largo Dr. António José de Almeida

Numa tarde bem solarenga, dispus de tempo para andar de bicicleta e percorrer alguns recantos da nossa terra. Assim, e munido da minha companheira "Sony", tentei captar alguns lugares que passam mais desapercebidos a "olho nu"! Ora aqui vos mostro mais um desses sítios....





... e pesquisando no site da Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais encontrei esta descrição:
X
Fonte no Largo Dr. António José de Almeida

IPA
Monumento

Nº IPA
PT041204010011

Designação
Fonte no Lg. Dr. António José de Almeida

Localização
Portalegre, Campo Maior, Nossa Senhora da Expectação

Acesso
Lg. Dr. António José de Almeida

Protecção
Inexistente

Enquadramento
Urbano, inserido na zona histórica. Adossado a casa particular, fazendo gaveto, voltado para largo empedrado de circulação pedonal e automóvel. Assente sobre base sobreeelevada de alvenaria capeada por lajes de granito à qual se acede por meio de um degrau, é delimitada por grade de ferro pintada de preto.

Descrição
Planta composta por tanque espaldar rectangulares. Massa disposta na vertical. Espaldar voltado a SO., de alvenaria rebocada e caiada, no qual se destaca alto embasamento de mármore, disposto em dois registos; duas pilastras lisas, também de mármore, suportam entablamento e frontão curvo interrompido pelo brasão de Armas Reais, tudo em mármore; na zona central, lápide de mármore de bordos recortados com inscrição e a ladear a base das pilastras, duas volutas. Tanque em mármore adossado ao registo inferior do embasamento do espaldar, sobrepujado por bocal de água metálico em forma de rosto.

Descrição Complementar
EPIGRAFIA: na lápide do espaldar: "ADEOS TÃES CLA / MORES LEVANTÃRAO / A DEUS E MALTAS VOZES INVOCARAO / E DEPOIS QUE SEV CLAMOR SOOU / PIQUENA FONTE EMRIO SE TORNOV / ECOPIOZAS AGUAS TRASBORDABAO / 1766".

Utilização Inicial
Equipamento: fonte

Utilização Actual
Equipamento: fonte

Propriedade
Pública: Câmara Municipal de Campo Maior

Afectação
Sem afectação

Época Construção
Séc. 18

Arquitecto Construtor Autor
Desconhecido

Cronologia
1766 - construção da fonte segundo inscrição na mesma.

Tipologia
Arquitectura civil, barroca. Fonte de espaldar de alvenaria rebocada e caiada no qual se destaca composição arquitectónica tipicamente barroca, de embasamento, pilastras munidas de volutas, entablamento e frontão curvo aberto por brasão de Armas Régias, com tanque rectangular em mármore de dimensões pequenas. Igualmente a localização da fonte, em gaveto, teatralmente disposta face ao espaço urbano envolvente, é característicamente barroca.

Características Particulares
A originalidade que confere ao espaço urbano onde se encontra, tanto pela posição oblíqua no topo do edifício a que se adossa como pela construção formal.

Dados Técnicos
Paredes autoportantes

Materiais
Alvenaria rebocada e mármore no espaldar, ferro na guarda e bocal da água; pavimento de lajes de granito.

Bibliografia
Não definido

Documentação Gráfica
DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica
DGEMN: DSID

Documentação Administrativa
Não definido

Intervenção Realizada
Não definido

Observações
Não definido

Autor e Data
Helena Mantas e Marta Gama 2002 / Rosário Gordalina 2004

Actualização
Não definido

Sem comentários: