05 abril 2007

Património Religioso V

Tradição religiosa em Campo Maior - Senhor dos Passos (2007)

Passo da Rua de S. João de Deus




2 comentários:

António disse...

Antes de mais, quero dar-lhe os parabéns pelo excelente bolg que tem construído ao longo destes 5 anos.
Mas como uma obra prima é feito com sucessivos retoques, permita-me que lhe faça uma correcção:

Esta capela localiza-se na Rua de São João (Baptista), cujo santo também é invocado na nossa acarinha Igreja de São João. Não se trata de São João de Deus, outro santo católico. Não se confunda com a Rua João de Deus, na parte nova da vila, localizada entre a Rua Dr. Telo da Gama e a Rua Francisco Xara.

Outro pormenor, esta capela não é um passo. Ao contrário dos "verdadeiros" passos espalhados pela zona velha da Vila, que estão muito bem fotografados noutros "posts" do seu blog, esta capela nunca é engalanada para a procissão do Sr. dos Passos, na Quaresma.

Trata-se da Capela de Santa Cruz: é o que sobra da antiga Igreja de Santa Cruz, adjacente a esta capela e , ao seu lado direito, onde, actualmente, existe um comércio de mobiliário.

Dizem os mais antigos que era costume celebrar-se nesta capela uma pequena festa religiosa, cuja tradição se foi perdendo.

Quem zelava pela dita capela era a vizinhança da Rua de São João e da Rua de Santa Cruz, mas com o passar do tempo, a limpeza e manutenção do edificio passou para a Junta de Freguesia de São João Baptista.

Não interpréte esta correcção como uma critica, admiro bastante o seu trabalho em prol da cultura da nossa vila.

João Paulo disse...

Após receber estas dicas, deveras muito pertinentes, as quais agradeço vivamente, quero, também, agradecer a forma educada e, sobretudo, sobretudo, construtiva que o faz. O Caro António, alerta e, por sua vez, ensina de uma forma simples e directa!

Mais uma vez Obrigado e volte sempre!

Um grande bem haja!