17 outubro 2005

Pelourinho

Simbolo da Justiça, não "sente" o passar dos anos... está em óptimo estado de conservação!

2 comentários:

Anónimo disse...

Sou de abrantes e agora á coisa de umas semanas decidi ir dar uma volta ao Alentejo, zena pela qual me perco de encantos, e fiquei surpreendido pois ao me encontrar na praça da républica de campo maior (depois de ter ido visitar a capela dos ossos, se bem que apenas pela janela, pois o sr padre não se encontrava nas "instalações" e como tal eu e os meus amigos e vários espanhóis tivemos que nos contentar por essa breve miragem pela janela, mas enfim...). Na praça deparei-me com o pelourinho que gostei imenso, mas não querendo ser critico, despertou-me a atenção que a imagem do pelourinho não tinha os olhos vendados, o que acho algo estranho, pois essa era uma das marcas dos pelourinhos, a qual significava: "Que a Justiça era cega".
De resto gostaria de dar os parabéns pelo blog, e já agora deixava a sugestão de criarem umas "etiquetas" com fotos do vosso castelo, as igrejas e convento, capela dos ossos, e sobre aquele simbolo que se encontra no alto da ultima casa do lado direito de uma rua chamada a "rua da antiga policia" que a minha esposa reparou naquele simbolo com 2 cabeças, as quais estão de dificil acesso para o olhar dos mais distraidos, a qual um senhor nos disse que era o simbolo que marcava a primeira casa feita para além das muralhas do castelo.

Sem mais, quero deixar um bem-haja para todo o povo alentejano que eu tanto gosto e esperar que as festas das flores se realizem em breve pois gostaria imenso de voltar a ir a campo maior e ver as ruas todas decoradas.

João Paulo disse...

Olá Caro Amigo,

Agradeço o seu comentário.

É minha intenção abarcar mais pormenores da "minha" terra, mas o tempo é... danado!... mas já registei as suas sugestões. Mais uma vez obrigado!

Bem haja! e volte sempre!!!