12 outubro 2010

A propósito de...


... pronto, já voaram... Temos estrada!

03 outubro 2010

2 de Outubro de 2010. Dia de Homenagem Maior em Campo Maior.


Neste dia, assisti a uma Homenagem. Não uma homenagem qualquer.

Assisti, emocionado, a uma Homenagem Maior. Assisti a uma Homenagem que nas palavras do homenageado, Professor Doutor Mário Ruivo, foi simples e, como Ele queria, informal. Foi, na minha modesta opinião, simplesmente magnífica. Diria mesmo, uma verdadeira lição de História, uma verdadeira lição de Vida! Muitos daqueles que hoje se apelidam de republicanos, deveriam ler e aprender a ser verdadeiros republicanos como estes senhores, Pedro Ruivo e João Ruivo, o foram, dedicados a uma causa – o Povo!

Neste dia, (re)descobri que a Vida de um Homem pode ser feita à base de valores universais, desprovidos de qualquer tipo de usurpação e ganância, pode ser construída à base dos mais elementares pilares de qualquer sociedade democrática, verdadeiramente democrática, baseada em ideais de liberdade, fraternidade e igualdade. Tal e qual os ideais da Revolução Francesa. Ideais estes, desenvolvidos e aplicados dentro das normas do nosso tempo, da nossa sociedade, apelidada de desenvolvida, apelidada de verdadeiramente civilizada, uma sociedade do Século XXI. Século XXI!

Neste dia, foi, para mim, um gozo, melodia para os meus ouvidos, ouvir o Professor Francisco Galego, a orar, a comunicar, a ensinar, a transmitir conhecimentos nunca antes conhecidos. A História, tanto nacional como também local, ensina lições de vida, ensina a corrigirmos erros, ensina a seguirmos exemplos, ensina verdadeiramente o sentido e o rumo que queremos tomar nas nossas decisões e quais as direcções.

Neste dia, fiquei a conhecer figuras ilustres da minha terra, somente conhecidas pelo nome dado a ruas de Campo Maior, Homens que tanto deram a esta terra, que tanto fizeram para que, hoje, sejamos aquilo que somos e aquilo que, ainda, seremos. Isto se quisermos, isto se lutarmos por aquilo que ansiamos!

A estes Homens, de ontem e de hoje, o meu mais profundo obrigado!

Neste dia, aquela expressão artística popular a que chamamos de “Saias”, ficou mais rica, ficou mais… Cantiga da minha Terra! Muitos Parabéns aos intervenientes!

Bem hajam.

Campo Maior, 3 de Outubro de 2010.

JPA.