20 março 2009

"Há festa na Avenida"

Para o Fim de Semana deixo-vos uma sugestão de leitura "Há festa na Avenida", do escritor campomaiorense Hugo Santos, (penso que é somente um trecho).

Deliciem-se com esta história, tão nossa, tão "chegada" ao nosso povo, à nossa gente.

Bom FDS.





História (trecho?) retirada da Revista Mealibra n.º 20, série 3, semestral, inverno 2006/2007.

19 março 2009

Um à parte... [7]

Notícia retirada do Correio da Manhã, 19 de Março de 2009, Dia do Pai. Para ler e reflectir.

19 Março 2009 - 08h20 

Nascimento Rodrigues, cujo mandato como Provedor de Justiça terminou em Julho de 2008, mas que continua a desempenhar o cargo pelo facto de o PS e o PSD não chegarem a acordo quanto ao seu sucessor, não poupa críticas ao partido do Governo, afirmando estar a ser “vítima de uma comédia à portuguesa”.

Culpando os socialistas da situação que prolongou o seu mandato, Nascimento Rodrigues afirma numa entrevista à revista ‘Visão’ que “o PS já ocupa todos os altos cargos públicos”, o que o faz lembrar o Zeca Afonso.
Citando a letra da canção “Os Vampiros” do cantor de intervenção, o Provedor de Justiça diz que "eles comem tudo" e defende que, atendendo à maioria governativa do PS, “deveria caber ao segundo partido (o PSD) a escolha” do seu sucessor. Para haver um maior 'equilíbrio democratico de poderes”, argumenta.      

Confessando estar desencantado com “a visível degradação da qualidade da vida político no nosso país, Nascimento Rodrigues afirma estar a viver “uma comédia à portuguesa” e questiona se o País “acha admissível que o provedor continue refém” da falta de entendimento entre o PS e o PSD quanto à escolha do seu sucessor.

e vocês, o que é que acham?


17 março 2009

Diccionario Chorographico de Portugal - versão 1884

Numa outra pesquisa realizada no site da BNdigital, encontrei mais este dicionário corográfico de Portugal, mais antigo do que o anterior. Observem as descrições das nossas localidades.







Obra retirada do site http://purl.pt/13910/2/, da Biblioteca Nacional digital.
As páginas das imagens são:
pag. 52 - campo maior
pag. 71 - degolados
pag. 126 e 127 - ouguella

15 março 2009

Diccionario Chorographico do Reino de Portugal

Neste post podemos observar mais obra com informações sobre o nosso concelho, Campo Maior, degolados e Ouguella (salvo erro em 1878, ano de impressão da obra). Realço o facto de Campo Maior já possuir nesse tempo uma estrada de ligação a Badajoz, de 2ª ordem, e... ter a maior largura do "reino", de Campo Maior ao Cabo da Roca - 225 km.







Obra retirada do site http://purl.pt/13921/2/, da Biblioteca Nacional digital.
As páginas das imagens são:
pag58 - campo maior
pag82 - degolados

pag144 - ouguella

13 março 2009

Rever é recordar

Como diz o provérbio "Recordar é viver", por essa razão, exponho mais umas fotos que encontrei num calendário, divulgado em Campo Maior. Podemos ver monumentos históricos e apreciarem um nosso, não menos importante, monumento natural - a Azeitona e a fantástica Paisagem alentejana depois da ceifa.

Fiquem bem e bom FDS.


Castelo


Recordam-se?




ps. o motivo das Fotos não terem  indicação da fonte é por falta de informação.

Um à parte... [6]

Como o tempo tem sido escasso, o primeiro post do mês de Março vai dedicado aos nossos "Controladores". Pois é, hoje, os nossos fiscalizadores estavam na EN246, quase, no sítio do costume... um pouco mais ao lado. E realço um ponto positivo, estavam à vista!

Atenção!